Sobre Metodologias Ativas: Um exemplo é o PBL (Problem Based Learning).
A aprendizagem baseada em problemas surge no final da década de 60, organizando o currículo na Faculdade de Medicina da Universidade McMaster, na cidade de Hamilton, Canadá. A inserção do PBL foi motivada pela necessidade da superação do desnivelamento entre a formação teórica e à prática da medicina dos estudantes.
O PBL é empregado para que o profissional desenvolva a habilidade de "aprender a aprender" (aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser) segundo Mitre e colaboradores.
Mitre, S. M.; Siqueira-Batista, R.; Girardi-De-Mendonca, J. M.; de Morais-Pinto, N. M.; Meirelles, C. D. B.; Pinto-Porto, C.; Moreira, T.; Hoffmann, L. M. A.; Ciênc. Saúde Colet. 2008, 13, 2133.
João, estamos vivenciando um PBL na prática. Como está sendo pra você? O que muda no contexto da relação professor-aluno? Na verdade, se aprende der a aprender?
ResponderExcluirComo o PBL está mexendo com sua forma de ensinar e aprender?